Vender em tempos de crise. Sim, é possível!
Administrar o crescimento das vendas é um dos aspectos mais intimidantes do empreendedorismo. Para alguns, pode ser tão doloroso quanto uma ida diária ao dentista. Mas… é um dos pilares críticos para o sucesso.
Por exemplo, a Jani-King Brasil conta com uma equipe dedicada trabalhando nas vendas de novos contratos, vinte e quatro horas por dia, durante os sete dias das semana. Mas ela conta, também, com uma força de vendas potencial, inigualável no segmento de limpeza comercial: seus franqueados.
Aqui, compartilhamos algumas orientações de vendas que recomendamos aos nosso franqueados, não só no seu treinamento inicial, como em reciclagens e webinars constantes. Pode copiar e colar 😊
- Descubra qual o seu foco, quer dizer, o que sua empresa de limpeza faz melhor do que as outras. Defina as metas, anote-as, revise-as regularmente – o mercado muda e você deve estar preparado para reajustar seu foco. Ter um objetivo, ajudará você a se motivar. Proponha-se objetivos ambiciosos. Pense grande, o céu é o limite. Com certeza, você cumprirá, no mínimo 90% da sua meta.
- Comece com quem você conhece. Anote todos os lugares onde você faz negócios pessoais. Você compra carros em alguma concessionária, faz seguros, vai ao médico, faz exames laboratoriais, faz compras diversas de todos os tipos. Todos esses são seus clientes potenciais! Faça uma lista. Ligue para eles! Diga-lhes o que faz, descubra as suas necessidades de limpeza, trabalhe com eles, com o apoio do seu Escritório Regional Jani-King para descobrir como satisfazer suas necessidades.
- Cuide da sua carteira de clientes atual. Se eles aprovam o que você faz, estarão propícios a encaminhá-lo e recomenda-lo à sua rede de contatos profissionais. Cuide deles e eles cuidarão de você. Referências e testemunhais são, e sempre serão, o melhor argumento de vendas.
- Preste atenção. Observe os prédios que estão sendo construídos, novos negócios assumindo antigos espaços, empresas que estão contratando. Todas, essas, são novas oportunidades. Ouça histórias de concorrentes que estão lutando por uma conta. Se eles estão competindo com vários, porque não com você, também? Trabalhe com o Escritório Regional para desenvolver um plano tático para obter os clientes que você deseja.
- Adiante-se e nunca desista. Seja persistente. Oitenta por cento das vendas são feitas em cinco ou mais contatos. Apenas, 10% dos profissionais vendas fazem mais de três contatos com seus prospects.
- Acredite em si mesmo, na qualidade dos serviços que você presta, na força da marca que você representa. Você está no comando: sorria, seja amável e solicito. Um sorriso não custa nada, mas o retorno do investimento pode ser impressionante!
- Você não está numa ilha. Basta uma ligação, um e-mail ou uma mensagem de texto. Você tem as equipes dos nossos escritórios regionais disponíveis para ajuda-lo, no que for necessário, para conquista, manutenção e extensão dos seus contratos. Conte com os seus próprios funcionários – o feedback deles é valioso. Conte, também, com outros franqueados da rede com quem trocar experiências. Lembre-se que o sistema de franquias é a melhor oportunidade de benchmark.
- Construa a sua rede. Para gerar vendas, você precisa dos vários contatos comerciais com que trabalhar. Sua rede não pode estacionar! Ela deve crescer a cada nova ideia, cada nova visita, cada nova oportunidade. Alimente sua rede com informações pertinentes ao seu negócio: o que você está fazendo, novos desafios, peça referências e indicações.
- Lembre-se que as oportunidades de trabalho existem porque alguém precisa solucionar um problema, portanto, essa é a sua chance. Um pedido para limpeza de carpete ou de piso, por exemplo, pode levar à venda de um programa regular do serviço. Nunca decline de uma pequena demanda: por trás dela pode haver um grande contrato. Só dependerá de você.
- Não aceite recusas. “Não”, significa apenas: “Ainda não”. Talvez você não tenha compreendido corretamente as necessidades do cliente. Talvez não tenha conseguido passar toda a sua expertise que leva à construção de laços de confiança. São muitos os “talvez”. Mas não desista, refaça o “dever de casa”, quantas vezes forem necessárias, até descobrir a lacuna entre “Ainda não” e o “Sim”.
Lembre-se sempre: você já alcançou mais do que a maioria das pessoas jamais alcançará, você possui seu próprio negócio.
Quer, também, ter seu próprio negócio, com a assistência, contínua, de uma marca consolidada e experiente há quase meio século? Preencha o formulário ao lado e vamos juntos começar a realizar o seu sonho.