Aprenda a avaliar as vantagens invisíveis da limpeza profissional
Sua equipe de limpeza começa mais um dia de trabalho: baldes, vassouras, panos, produtos de limpeza, tudo certo.
Será? Tem certeza que os produtos e equipamentos que estão sendo usados são suficientes e os mais adequados para fazer a limpeza das suas instalações?
Vamos lá. Você é um gestor, contratou uma empresa de limpeza para que ela lhe diga o que fazer, não vice-versa. Mais ainda, uma empresa de limpeza profissional contribui para o resultado do negócio do cliente, buscando as mais eficientes e econômicas soluções e, portanto, exercendo rígido controle sobre os custos.
Avaliar se suas instalações estão perfeitamente limpas é simples: a aparência, o conforto e, principalmente a ausência de reclamações dos usuários são fortes indicadores. Mas a parcela com que uma empresa profissional de limpeza contribui para o resultado final do seu negócio, traduzido em funcionários saudáveis – baixo absenteísmo -, produtividade e otimização dos custos é o valor “invisível” da prestação dos serviços.
Veja alguns parâmetros que você pode utilizar para avaliar se a sua empresa de limpeza está, realmente, agregando valor ao seu negócio.
Equipamentos – São de última geração? Equipamentos modernos, além de realizar as tarefas com maior rapidez, economizam energia. A manutenção também deve ser observada, não só aumenta a vida útil do equipamento como evita quebras, eliminando horas paradas e atrasos.
Produtos – A utilização de produtos químicos profissionais é essencial. Esses produtos são disponibilizados em embalagens maiores e normalmente tem o custo unitário (ou, por quilo) mais caro que os produtos domésticos. Mas não se engane. Devido à maior concentração de ativos, os limpadores profissionais oferecem melhor custo/benefício e, portanto, redução final dos custos.
Acessórios – A limpeza está sendo realizada com trapos ou panos diversos? Mau sinal. A limpeza profissional deve ser realizada com panos de microfibra que atuam como verdadeiros imãs atraindo a sujeira e a poeira e, assim, agilizando o processo. Mais ainda, os panos de microfibra devem ter cores variadas, para cada tipo de ambiente ou trabalho. O objetivo é evitar a contaminação cruzada: por exemplo, um pano usado para a limpeza da pia de uma copa, não pode ser usado para limpeza de uma mesa de trabalho. As bactérias presentes em cada uma das superfícies, simplesmente mudarão de endereço. Resultado: funcionários doentes e ausências que comprometem a produtividade da empresa.
Mao de obra – Os colaboradores da sua empresa de limpeza estão adequadamente treinados? Sabem exatamente como usar todos os produtos químicos nas dosagens indicadas pelo fabricante? Errar para menos ou para mais a dosagem dos produtos limpadores tem efeitos igualmente negativos na saúde dos seus funcionários: ou não eliminam os germes e bactérias, ou podem provocar alergias ou até intoxicações. Os colaboradores da sua empresa de limpeza têm que ser especialistas na sua tarefa, o que vai desde a técnica do trabalho até a leitura e correta interpretação das instruções de uso dos rótulos dos produtos que utilizam.
Supervisão – Sua empresa de limpeza tem um supervisor que rotineiramente inspeciona o estado de limpeza das suas instalações e acompanha o trabalho das equipes? Supervisão constante é a chave para a manutenção da excelência e a garantia dos resultados, não só dos visíveis, mas, principalmente, dos “invisíveis”.
Os serviços de limpeza da Jani-King são prestados por seus franqueados, proprietários de seus negócios, rigorosamente treinados dentro dos mais modernos padrões de tecnologia de limpeza. Como empresários, eles entendem que a entrega do resultado esperado e, de preferência, acima das expectativas do cliente significa a manutenção ou rompimento de um contrato que, em última análise, afeta o resultado do seu próprio negócio.
Quer conhecer mais sobre o nosso sistema e como tornar o valor “invisível” dos serviços de limpeza, visível em número positivos, na sua contabilidade? Preencha o formulário ao lado e vamos conversar 😊