Sistema Jani-King de coleta e reciclagem de resíduos, mais um case de sucesso
“Limpar é a nossa missão. Sustentabilidade é o nosso lema.”
Não é uma tarefa simples: demonstrar, esclarecer, convencer e implantar. Mas quando aparecem os primeiros resultados, nosso time verde vibra com a vitória, compartilha e multiplica.
“Sustentabilidade é um dos principais valores da Jani-King em nível global”, diz Shirley Figueiró, diretora de hospitalidade da Jani-King Brasil. “Fomos a primeira empresa de limpeza comercial, no país, a obter o Selo Verde e o Selo Empresa Amiga do Meio-ambiente concedidos pelo Conselho Nacional de Defesa Ambiental – CNDA – que atesta a qualidade ecológica e socioambiental dos produtos que utilizamos e dos nossos serviços. Portanto, estamos atentos a cada oportunidade de implementar práticas ambientais nas instalações dos nossos clientes.”
No moderno condomínio comercial, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, cujos serviços de limpeza estão aos cuidados de uma de nossas franquias, para fechar o círculo da gestão ágil e eficiente do empreendimento só faltava avançar no tema gestão de resíduos. Nossos operacionais identificaram as condições, realizaram o diagnóstico, o projeto e colocaram a proposta “na mesa”.
Para montar o plano de ação para o condomínio com área de 15.930m² e 7 blocos que abrigam 642 unidades, nossa franquia criou uma estratégia com as seguintes etapas:
- Diagnóstico do estágio do processo de coleta de resíduos do cliente
- Elaboração de projeto customizado, privilegiando o aproveitamento das condições pré-existentes, no sentido de minimizar o investimento a ser realizado pelo empreendimento – portanto não impactando nas contas do mesmo.
- Adaptação de projeto de acordo com demanda/disponibilidade de budget do cliente.
- Definição das áreas e tipos de containers para coleta seletiva
- Treinamento dos funcionários Jani-King nas novas práticas de coleta e reciclagem.
- Mobilização dos condôminos, com palestra e distribuição de material informativo sobre conscientização ambiental.
- Reuniões mensais, com os gestores, de avaliação dos resultados.
Na avaliação do primeiro quadrimestre, após a implantação do plano de coleta e reciclagem deste empreendimento, os resultados são consistentes, progressivos e dentro do previsto: cerca de 38% de aumento na separação para reciclagem de materiais como papelão, papel branco, plástico duro, jornais e revistas e latas. E com relação aos resíduos não recicláveis, a redução foi de cerca de 19%.
“Os resultados que podem parecer tímidos, na verdade, são extremamente expressivos”, diz Shirley. “É uma prática que tem seu próprio tempo para se tornar cultura. Nossa experiência nos demonstra e sabemos que o caminho é a persistência e a parceria com os gestores e condôminos. Os resultados falam por si e tem chamado a atenção de outros empreendimentos da região. Estamos confiantes que nossa experiência pode agregar imenso benefício às práticas sustentáveis na nossa especialidade”.
Precisa conhecer como implantar sistemas de coleta e reciclagem em seu condomínio – comercial ou residencial? Preencha o formulário ao lado e converse com a Shirley. Nossa diretora de hospitalidade que contribuiu decisivamente para a menção honrosa, de melhor fornecedor, recebida pela Jani-King, do Comitê Olímpico Internacional, na Rio 2016, tem a melhor e mais eficiente solução para o seu empreendimento.