Afinal, quanto custa um serviço de limpeza comercial?
Limpar é muito mais do que tirar o pó, varrer, recolher o lixo, passar um paninho aqui ou ali, onde há uma mancha. Você contratou um ou mais colaboradores para fazer a limpeza do seu estabelecimento em dias e horários determinados, especificou o numero de horas que VOCÊ acha suficientes. E o resultado?
O local tem aquela permanente aparência de falta de cuidado. Ou é a lixeira de papeis transbordando, ou a mancha de café que secou na pia da copa, ou o assoalho com resíduos de sapatos… Nunca, nada está perfeitamente em ordem. E piora quando o encarregado da limpeza falta por qualquer motivo. Sem falar na lista enorme de produtos de limpeza solicitados, comprados no supermercado mais próximo e que pouco duram.
Trabalho, retrabalho, insatisfação e despesas. Se é isso que a limpeza do seu estabelecimento representa para você, está na hora de pensar em contratar uma empresa de limpeza profissional. “Mas, é caro!” – você, às vezes, ouve dizerem. “Nem pensar, não cabe no meu orçamento”.
Que tal partir para a sua própria experiência e avaliar o custo dos serviços de limpeza profissional com dados concretos? Embora sejam muitos os fatores que que determinam o preço final de um contrato de limpeza profissional, preparamos algumas dicas para guiar você na direção da opção mais adequada para o seu negócio.
- Quais as áreas cruciais do seu espaço? Aquelas com as quais você tem mais problemas? Banheiros? Área da copa ou cozinha? Pisos? Embora essas sejam as áreas que demandam mais atenção da limpeza, no seu caso pode haver outras. Informe à empresa de limpeza sobre as áreas específicas onde você tem mais problemas em manter em bom estado. Uma empresa competente deve ter a resposta, já na primeira visita e ser capaz de oferecer-lhe um plano de limpeza customizado para elas.
- Optar pelo preço final mais barato, não é necessariamente uma boa ideia. Se a empresa não usa materiais novos ou com pouco uso e produtos químicos de boa qualidade, ela não entregará os resultados que você necessita, não importa o quanto estiver pagando. Mops e equipamentos antigos e sujos, mais podem sujar do que limpar. Verifique os materiais que a empresa usa, qual o tipo de manutenção faz. Por exemplo, se utiliza panos de microfibra, os produtos químicos, o estado e idade dos aspiradores de que de dispõe, se for o caso. Enfim observe alguns indicadores importantes que garantem a entrega dos resultados e compare com que está sendo cobrado.
- Obviamente, você fará uma licitação, três ou quatro empresas… Peça referências. O preço cobrado pelo metro quadrado, encargos trabalhistas e insumos certamente serão os primeiros itens a serem avaliados. Mas não se esqueça de verificar os seguros que a empresa oferece, o que de fato cobrem. Não é frequente, mas objetos podem ser quebrados durante a limpeza ou alguma parte da estrutura – uma janela, por exemplo – pode ser danificada. Quem cobre o prejuízo? Uma empresa séria e profissional oferecerá seguros e terá processos para solucionar a situação sem custos e preocupações para você.
- Você ACHA que precisa de uma limpeza diária ou semanal. Mas você não é especialista. Caminhe com os representantes da empresa candidata pelas suas instalações, forneça o maior número de detalhes possível sobre o tipo da sua atividade. Banheiros, áreas de grande circulação e coleta de lixo são tipicamente tarefas diárias de limpeza. Já azulejos ou pisos de mármore podem exigir limpeza semanal ou, até mesmo, mensal. Ouça as sugestões que a empresa tem a fazer e avalie o plano de trabalho apresentado. Pergunte, peça as explicações técnicas para os itens que tiver dúvidas. Uma empresa de limpeza profissional terá argumentos concretos para esclarecer o valor de cada item da proposta que compõe o custo final. Se não conseguir convencer, encerre a conversa e parta para a próxima.
Lembre-se. Ao invés de tentar descobrir “qual o preço de um serviço de limpeza profissional”, avalie o custo-benefício das propostas que serão apresentadas. Você vai comprovar que o preço justo sempre cabe no seu orçamento.
Pronto(a) para iniciar sua concorrência de empresas de limpeza profissional? Então, preencha o formulário ao lado e deixe a Jani-King participar. Temos a certeza que seremos a SUA empresa de limpeza.