Saiba como a limpeza afeta a experiência de compra do seu cliente
O estado dos provadores, banheiros, áreas de pagamento e, até mesmo, o “cheiro” do seu estabelecimento podem afetar a forma como as pessoas vivenciam a experiência com o seu negócio. As primeiras impressões são indiscutíveis na criação de laços de lealdade do cliente com a sua loja – uma única área suja pode leva-lo a intuir que todo o resto do estabelecimento está no mesmo estado. Um poderoso processo inconsciente que pode determinar muitas vendas ou a perda do cliente.
Vamos examinar juntos como funciona este “gatilho” mental que pode levar ao sucesso ou fracasso de um negócio no varejo.
- A limpeza afeta todo o processo de compra. Fato! As pessoas sempre darão preferência por comprar em uma loja limpa, em detrimento de outra, cujo aspecto denote pouco cuidado com a limpeza. Este nível de percepção, raramente é consciente. As primeiras impressões são desenvolvidas no momento em que os clientes passam pela porta – e às vezes antes disso. Uma loja bem organizada e arrumada é o primeiro elemento atrativo para o processo de compra. Assim, a qualidade da limpeza tem impacto direto nas primeiras impressões que influenciarão a quantidade de tempo que o cliente passará na loja.
- Um estabelecimento com sinais de sujeira pode fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis e deixem o local em curto espaço de tempo. Ao contrário, o ambiente limpo e agradável de uma loja reterá os visitantes por mais tempo. A maneira como consumidor se sente com relação a uma única área da loja, pode afetar sua avaliação de todo o estabelecimento. Neste sentido, a limpeza é essencial. Quando o cliente vê um ambiente limpo e organizado, se sente confortável e tende a comprar até mais do que pretendia.
- Lojas limpas significam maiores venda e, portanto, lucro. Quanto mais tempo o cliente passa numa loja, maiores são as chances que ele compre. A primeira impressão foi definida. A decisão de continuar olhando e escolhendo está em curso. Agora, a finalização da venda só depende da qualidade dos seus produtos e do talento do seu time de vendedores.
Limpeza não só é saúde para seus colaboradores e clientes, como, principalmente, o maior aliado das vendas no varejo. Como todas as demais atividades deve ser tratada de maneira profissional e por profissionais. Horários específicos, programas especiais de acordo com o tipo de varejo, tudo deve ser planejado com foco na experiência do cliente e do seu lucro.
Precisa saber mais sobre limpeza de lojas e shopping centers e melhorar a experiência dos seus clientes? Preencha formulário ao lado e nossos especialistas terão prazer em esclarecer.