Serviços gerais, com padrão de hotelaria, para o seu condomínio. Nós temos!
Porteiros? Não! Recepcionista.
“Faz tudo”? Não! Concierge
Faxineiro? Tia da limpeza? Não! Auxiliares de serviços gerais.
Pouco a pouco, mas concretamente, a nomenclatura de cargos do estafe dos condomínios vem mudando e com ela, surgem novos pré-requisitos para estes profissionais.
Particularmente nos novos empreendimentos comerciais e residenciais e nos condomínios de alto padrão, a gestão é profissional com metas, métricas e indicadores de satisfação. A atividade de facilities, a figura do síndico profissional chegou para impor procedimentos administrativos, atendendo a demanda de satisfação dos usuários. Não há, nesses empreendimentos, espaço para a gestão “doméstica”.
Mas de onde vem esse know-how? Da indústria hoteleira.
Vamos voltar um pouquinho no tempo para você entender bem o conceito.
Uma das primeiras indústrias a se preocupar com a qualidade, a padronização e a satisfação dos seus clientes foi a de hotelaria, em especial, a de luxo, que precisou buscar na diferenciação de seu serviço, o caminho para se manter como referência em bem-estar e estilo. Precocemente, a hotelaria percebeu que o cliente bem tratado voltava e que seus profissionais da “linha de frente” – atendimento – eram fundamentais para assegurar a sua satisfação.
Ao investir esforços no treinamento técnico, operacional e, principalmente, comportamental de suas equipes, a indústria da hospitalidade, foi vanguardista na construção de relações eficazes com seus clientes, causando uma boa impressão do produto e fortalecendo a opinião pública favorável aos hotéis. Muito mais do que atender o cliente, a hotelaria percebeu que é preciso acolhê-lo, antecipar-se, surpreender e encantá-lo, pois, nem sempre haverá uma segunda chance para causar uma boa impressão.
Mas é bom deixar claro que o luxo não está necessariamente associado à ostentação. Está muito mais relacionado com a experiência: o sentimento, carinho e atenção depositados na tarefa.
A hotelaria entendeu que qualidade pode estar nos detalhes: no simples doce caseiro feito com receita da fazenda, na amabilidade e disponibilidade do seu pessoal, no cuidado com as roupas dos hóspedes dobradas e arrumadas no quarto.
Mas os ajustes aos procedimentos de como atender o cliente com qualidade não são empíricos. É preciso conhecê-lo, saber suas demandas. As respostas vêm através de pesquisas constantes de satisfação, cujos resultados são aplicados em novos treinamentos e novos processos. Significa dizer que a qualidade no atendimento não é uma “ação só de sorrisos”, mas um conjunto de iniciativas permanentes e uniformes que tem um único objetivo: fazer o cliente sentir-se especial!
Voltando ao nosso caso…
Os idealizadores e gestores dos modernos empreendimentos comerciais e residenciais recorreram, em especial nos últimos dez anos, à indústria da hospitalidade para captar profissionais com essa vocação em servir, os métodos e padrões superiores de atendimento e a estrutura organizacional da hotelaria e, assim, desenharem o novo perfil de mão de obra para condomínios.
Da recepção, aos serviços gerais foi perceptível o ganho de qualidade, a melhoria no atendimento aos condôminos e eficiência na resposta a eles, no tocante às rotinas diárias. O índice de satisfação dos usuários é mensurável nos empreendimentos que aplicaram os conceitos de hotelaria às suas estruturas.
Quem sabe, sai na frente
A Jani-King, atenta às tendências e inovações no mercado, implantou novos treinamentos para os seus times, com a finalidade de atender às crescentes exigências de gestores quanto ao perfil dos profissionais de limpeza. Nosso programa de educação continuada “Você Cinco Estrelas” capacita nossos seus profissionais segundo os conceitos hoteleiros.
O programa consiste em um conjunto de treinamentos destinados às equipes de Auxiliares de Serviços Gerais (ASG), Encarregados e Líderes/Supervisores. Visa a qualidade total do serviço prestado ao nosso cliente, por meio da capacitação contínua do nosso colaborador, tornando-o agente ativo em prol de uma mudança comportamental, na fixação dos processos e procedimentos, em uma postura positiva e em hábitos adequados aos padrões desejados pela Jani-King. Desta forma, somos capazes de oferecer times de pessoas capacitadas, bem treinadas e motivadas em torno da excelência.
Converse conosco para saber mais sobre nossos serviços de limpeza para condomínios e sobre o perfil de profissionais que oferecemos. Colaboradores cinco estrelas para condomínios idem.
Daniel Braga, autor deste conteúdo, é consultor de Qualidade e Relacionamentos da Jani-King Brasil e está à sua disposição para conversar sobre as melhores soluções para a gestão do seu condomínio.