A nossa saúde nas nossas mãos
Uma data comemorativa nunca fez tanto sentido quanto essa: no dia 15 de outubro, o mundo comemora o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A ação é apoiada pela Anvisa, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
A iniciativa tem por objetivo tornar a higienização das mãos uma prioridade global. Tem, também, o objetivo de estimular os profissionais de saúde a desempenharem as boas práticas de cuidados seguros para a prevenção de infecções em pacientes nos serviços de saúde.
A higiene das mãos deve ser frequente e realizada com sabonete líquido e água ou preparação alcoólica a 70%. Esta é uma das ações mais eficazes para combater a transmissão de doenças. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções, praticando a higiene frequente das mãos e salvando vidas durante a pandemia do Covid-19.
Lavar as mãos é uma das maneiras mais baratas e fáceis de impedir a propagação de um vírus. Porém, para eliminar todos os vestígios do vírus nas mãos, ensaboar e secar rapidamente não é suficiente.
Confira o infográfico de praticas corretas de higienização das mãos, pratique e divulgue. Todos nós somos responsáveis.