Boletim de fim de ano: que nota você daria à sua empresa de limpeza?
Sabemos que 2021 foi um ano difícil, particularmente para os negócios, e 2022, embora mais otimista – no que diz respeito ao controle da pandemia -, ainda exige cautela.
Gestores, empreendedores e empresários aprenderam muito, reformularam conceitos e reescalonaram prioridades. Organizações atentas e proativas responderam com rapidez às novas demandas sanitárias, criando estratégias que resultaram em inovações inteligentes. Se você é proprietário(a) ou gestor(a) de uma delas, parabéns por ter superado enormes desafios. Provavelmente esta experiência mudou suas habilidades e os processos da sua empresa para melhor.
Mas, a pergunta é: sua empresa de limpeza acompanhou o ritmo dessas mudanças?
Fornecedores de serviços de limpeza comercial não são todos iguais. É preciso avaliá-los como parceiros de negócios. Como a sua própria empresa, as limpadoras profissionais, tiveram que buscar rápidas respostas ao novo cenário para atender os seus clientes, colaborando para a sobrevivência de ambos os negócios: o seu e os deles. Identificar novas tecnologias de biossegurança, acompanhar a legislação, exigências das autoridades sanitárias é tarefa para profissionais que fez, deste, o ano do “vestibular” para empresas de limpeza de comercial: seu atual fornecedor “passou” ou foi reprovado?
Vamos às perguntas-chave da prova:
1. Seu prestador de limpeza é flexível?
Idealmente, seu prestador de serviços de limpeza deve ser capaz de ajudá-lo(a) a se adaptar aos “picos de tensão” eminentes. Às vezes, no novo normal, será preciso mais esforço para manter seu ambiente seguro para os colaboradores e clientes. Os casos de infecção podem aumentar ou uma nova variante do vírus pode surgir na sua área. Os requisitos de segurança sanitária da Jani-King mudam, com agilidade, em resposta a novas ameaças. Por outro lado, quando o cenários sanitário é estável é possível reduzir a ação das equipes de limpeza. Assim, ajudamos as empresas a se manterem responsivas e, também, com boa relação custo-benefício, visto que as necessidades de limpeza aumentam e diminuem inevitavelmente.
2. São, realmente, profissionais, ou apenas “parecem”?
A equipe de limpeza tem os suprimentos suficientes? Como estão seus uniformes? Seu material de trabalho parece organizado? Usam várias panos de microfibra e recipientes de produtos químicos diferentes? É fácil notar a diferença da Jani-King, para a maioria das demais limpadoras, pela sua organização. Você notará panos de microfibra de cores diferentes sendo usados em superfícies distintas, bem como vários produtos e equipamentos que tornam a limpeza e desinfecção eficazes, completas e seguras. Mais ainda, os(as) colaboradores(as) da Jani-King aparentam sempre uma atitude profissional que reflete positivamente no seu negócio e na sua marca.
3. Têm expertise?
O seu provedor de limpeza pode explicar o “porquê” e “como” o que faz? Se você tiver uma pergunta, é capaz de lhe dar uma explicação detalhada, com confiança? Os(as) colaboradores(as) passaram por algum treinamento formal? Se a equipe de limpeza não puder responder às suas perguntas, certamente não foi treinada, nem é experiente. Os(as) técnicos(as) de limpeza da Jani-King passam por um extenso treinamento, constantemente atualizado. Isso é especialmente importante, agora, quando os cientistas aprendem mais, diariamente, sobre o vírus COVID-19. Essas informações, juntamente com as novas tecnologias e melhorias nos processos, são fatores contínuos na rotina da Jani-King.
4. São proativos?
O seu provedor de limpeza oferece recomendações de segurança sanitária, fora do seu estrito escopo? Faz sugestões sobre diferentes equipamentos ou processos de limpeza e desinfecção que podem ajudar sua empresa a atingir seus objetivos? Checam, com você, se as necessidades e metas permanecem as mesmas? A maioria dos(as) gestores(as) e empresários(as) mudaram e atualizaram suas prioridades de limpeza ao longo do ano. A Jani-King assume a liderança no entendimento das prioridades do cliente e na entrega de serviços de alta qualidade. Sempre que necessário, nossas equipes podem sugerir novas tecnologias, produtos químicos e técnicas adequadas para melhorar continuamente os processos.
5. Entregam?
Quanto tempo as equipes permanecem no local? Você os vê voltando a determinadas áreas repetidamente? Os colaboradores(as) estão parados, em dúvida sobre o que fazer, ou conversando com outras pessoas? Os fornecedores de limpeza profissionais valorizam o gerenciamento do tempo. Eles aparecem na hora certa e evitam perder tempo concluindo o trabalho dentro de um período planejado. A Jani-King estabelece estes padrões de eficiência através do treinamento contínuo de suas equipes.
Resultado da prova
Pode haver grandes lacunas entre o nível de conhecimento, experiência e capacidade de cada limpador comercial para lidar com exigências de trabalho variáveis. Muitos fornecedores dizem que são especialistas, mas apresentam baixo desempenho para seus clientes. Cabe ao(a) gestor(a) monitorar os resultados e decidir pela permanência ou não do fornecedor atual. Se a resposta for “não” para uma das perguntas acima, sua limpadora está reprovada. Hora de iniciar, urgentemente, nova seleção.
Somos candidatos. Se você busca um fornecedor de limpeza comercial confiável, a Jani-King pode ajudar e estamos certos de que ficaremos em primeiro lugar na sua avaliação.